BTCC
02/12/2014 15:54GP de Brands Hatch
Inglaterra
Dia 7 de Dezembro
10hs
A partir de 1992, com o jogo F1 Grand Prix da MicroProse, primeiro de uma série de jogos que buscaram simular o comportamento de um carro de corrida em detalhes, que muitos apaixonados começaram a se reunir primeiramente em locais específicos como casas de amigos entre outros, para disputarem corridas em rede, mas foi agora com a chegada da internet banda larga e com o avanço da tecnologia que o termo automobilismo virtual começou a se tornar mais forte.
Hoje o automobilismo virtual conta com várias ligas organizadas que se espelham em regras e procedimentos reais. As mais tradicionais contam com estrutura como transmissões ao vivo online de suas corridas, sistema de gerenciamento, servidores online 24 horas, site, fórum, patrocínios, colaboradores, rádio para falar com a equipe em tempo real e mais de 500 usuários que se dividem em campeonatos separados por níveis de experiência e aos poucos vão subindo de categoria.
No automobilismo virtual é possivel configurar e acertar o carro da forma que o piloto souber e conseguir, como por exemplo ajustes de angulação da asa, pressão dos pneus, altura do carro, ajustes de molas, relação de marchas, convergência de rodas e tudo o que se faz com os carros de corridas reais.
No AV é possível correr em praticamente todas as pistas do mundo, pois dificilmente uma pista não foi transportada para o AV com todas suas características reais.
A maior parte das corridas virtuais acontecem nos seguintes formatos:
É possivel fazer quantos treinos livres quiser, pois os sevidores das ligas costumam ficar ligados 24/7.
10 a 15 minutos em média.
Algumas ligas limitam o número de voltas em treinos oficiais entre 2 e 3 voltas rápidas, as chamadas hotlaps. Outras ligas usam o parque fechado, em que os pilotos não podem mexer no combustível dos carros depois do treino oficial.
Na maior parte das ligas o treino oficial acontece minutos antes das corridas.
Sempre após os treinos oficiais, costumam ter entre 3 e 5 minutos.
São em suma usados para se treinar largadas ( quando são paradas ), novos ajustes antes da prova, treinos de pitstops, etc.
50 minutos à 1 hora e 10 minutos em média.
Exitem também as provas de Endurance, com cerca de 2 horas, 3 horas e as de 6, 12 ou 24 horas, em que se pode mudar de piloto nos pitstops.
Para participar, o futuro piloto virtual precisa:
pagar uma taxa de inscrição simbólica, que varia em torno de 20 a 50 reais
ter um bom volante com force feedback e pedaleira
um micro computador, preferencialmente, com placa de vídeo, ou até um
notebook
microfone para comunicação com a equipe
internet banda larga, no mínimo 600kb
tempo livre para treinar no simulador usado pela liga que deseja participar
rFactor > https://www.rfactor.net
iRacing > https://www.iracing.com/
Race On > https://www.race-game.org/raceon
GTR Evolution > https://www.gtr-evolution.com
GTR 2 > https://www.gtr-game.com
Com os itens citados acima, você já estará pronto para participar de uma corrida virtual, você pode até achar que é um investimento alto, mas lembre-se, isso não é apenas um “joguinho”, pode-se dizer que é um hobby ( bem mais barato que muitos ), e você será um piloto virtual com carreira e reconhecimento.
Texto retirado do site da LigaVPG, com alterações. www.ligavpg.com
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